Guia de Planejamento de Segurança
Um guia rápido para clínicos
Pode ser usado em conjunto com o "Modelo de Plano de Segurança". Desenvolvido pela Comissão Interestadual do Oeste para o Ensino Superior (WICHE) - WICHE Center for Rural Mental Health Research.
Perguntas Frequentes
Implementação do Plano de Segurança — Processo em 6 Etapas
Pergunte: "Como você saberá que deve usar o plano?"
Pergunte: "O que você sente/experimenta quando começa a pensar em suicídio ou a se sentir muito deprimido(a)?"
Liste sinais (pensamentos, imagens, processos de pensamento, humor e/ou comportamentos) nas palavras do paciente.
Pergunte: "O que você consegue fazer sozinho(a), se voltar a se sentir suicida, para não agir nos pensamentos ou impulsos?"
- Avalie a probabilidade de uso ("Quão provável é você conseguir fazer isso numa crise?")
- Se houver dúvida, explore barreiras ("O que pode atrapalhar?") e resolva problemas colaborativamente, identificando alternativas
Use esta etapa se a Etapa 2 não reduzir o risco.
Pergunte: "Quem ou quais ambientes sociais ajudam você a tirar a mente dos problemas por um tempo?" "Com quem você se sente melhor ao socializar?"
- Peça locais seguros para estar perto de pessoas (ex.: cafeteria)
- Liste várias opções (caso a primeira não funcione)
- Objetivo: distração das ideias e sentimentos suicidas
- Avalie probabilidade de engajamento e obstáculos, resolvendo-os
Use esta etapa se a Etapa 3 não reduzir o risco.
Pergunte: "Entre seus familiares ou amigos, quem você poderia contatar para ajuda durante uma crise?" "Quem é de apoio e com quem você consegue falar quando está sob estresse?"
- Liste várias pessoas e priorize
- Nesta etapa, diferentemente da anterior, o paciente revela que está em crise
- Avalie probabilidade de engajamento, identifique obstáculos e, se possível, role-play/ensaio
Use se a Etapa 4 não reduzir o risco.
Pergunte: "Quais profissionais de saúde mental devemos incluir no seu plano?" "Há outros provedores?"
- Liste nomes, telefones e/ou endereços de clínicos e serviços de urgência locais
- Avalie probabilidade de uso, identifique obstáculos e role-play/ensaio conforme necessário
Pergunte: quais meios o paciente consideraria usar durante uma crise.
Pergunte: "Você possui arma de fogo (revólver/espingarda)?" "Quais outros meios você tem acesso e poderia usar para tentar se matar?"
- Colabore para limitar/segurar o acesso a meios letais: "Como podemos desenvolver um plano para limitar o acesso a esses meios?"
- Para meios de baixa letalidade, o(a) clínico(a) pode pedir ao paciente que remova ou limite o acesso ele próprio
- Atenção: Acesso a meios altamente letais (ex.: arma de fogo) deve ser restrito por pessoa responsável designada (geralmente familiar/amigo próximo ou a polícia)
Depois de elaborar o plano
- Avalie a probabilidade de uso do plano como um todo; identifique e resolva barreiras
- Discuta onde o paciente guardará o plano e como irá localizá-lo na crise
- Verifique se o formato está adequado à capacidade e circunstâncias do paciente
- Revise o plano periodicamente quando as circunstâncias/necessidades mudarem
Créditos e Contato
"Safety Planning Guide ©2008 Barbara Stanley e Gregory K. Brown"
Contato dos autores:
Endereço WICHE: 3035 Center Green Dr, Suite 200, Boulder, CO 80301–2204
Tel: 303.541.0200 | Fax: 303.541.0291
Website: www.wiche.edu/mentalhealth/
Reproduzido com autorização expressa dos autores.
Apoio: HRSA/Office of Rural Health Policy (Grant U1CRH03713)